domingo, 5 de dezembro de 2010

Delegacia de proteção aos animais será inaugurada em Ribeirão





Ribeirão Preto vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 2, uma delegacia de polícia para receber denúncias de maus-tratos contra animais, a primeira do gênero na cidade. Mas as queixas contra esse tipo de crime poderão continuar a ser feitas nas delegacias normalmente, como ocorre atualmente.




A delegacia especializada vai funcionar na rua Góias, 576, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por um delegado de polícia, um escrivão e quatro investigadores. Segundo a Delegacia Secional de Polícia, o número de funcionários poderá aumentar de acordo com a demanda.



A criação da delegacia contra maus-tratos aos animais atende determinação da Delegacia Geral de Polícia, criada em setembro. Maus-tratos contra animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Existem pelo menos 80 mil cães e 20 mil gatos na cidade, segundo a Secretaria de Saúde.



Em Ribeirão Preto as principais entidades que defendem os direitos dos animais são Murilo Pretinho, Cão Paixão e a AVA (Associação Vida Animal). Elas têm o objetivo conscientizar a população sobre a importância da posse responsável, da castração, dos cuidados com os animais domésticos e, principalmente, alertar sobre o abandono indiscriminado de animais.



Para Flávia Fernanda Frederico, a presidente do projeto Murilo Pretinho, será muito importante a delegacia. "Recebemos em torno de duas denúncias por dia, mas não temos força para punir as pessoas que maltratam, abandonam e espancam os animais.”



A Cão Paixão recebe uma estimativa de 50 denúncias por ano. A presidente da entidade, Ana Cláudia Vicente, disse que a delegacia será muito importante.



No ano passado, o segurança Mário Marcelo Silvério, 38 anos, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto após matar um pit bull.



As denúncias contra essa prática também podem ser feitas pelos telefones 181, 197 ou 3610-6067

Nenhum comentário:

Postar um comentário