domingo, 16 de maio de 2010

Calabresa-delivery


A aliança imitando ouro tinha a espessura de dois milímetros, talvez, mas foi a única que Gabriel conseguiu financiar. Márcia, a namorada, insistia sobre casamento: após a(s) crise(s) dos três anos, já estava mais do que na hora de comprar, pelo menos, um anelzinho de compromisso. Antes, em pouco tempo, partia-se para o noivado, mas os dias difíceis fizeram com que buscassem outra saída: daí a aliança genérica, comprada com o primeiro salário da pastelaria onde Gabriel agora trabalhava. Não muito longe, ficava um conjunto residencial desses que ainda resistem à proliferação de arranha-céus. O dono da pastelaria, querendo aumentar a renda, achou de bom grado instalar um delivery. E lá foi Gabriel noite afora, pedalando sua bike, entregar pastéis por ali.
..........Dona Simone, embora detestasse ser chamada de Dona, já havia alguns anos, estava separada. Sem filhos, funcionária pública aposentada, vivia à base de fofoca com alguns vizinhos e compras por catálogo. Pintava o cabelo de ruivo e tinha risada orgasmática, daquelas que se toma susto quando se ouve a nove casas de distância. Inquieta e gulosa por natureza, satisfeita ficou ao descobrir o novo serviço de entrega da lanchonete a um quarteirão e meio de onde morava.
..........Era tarde da noite de uma quarta-feira, quando Dona Simone pediu por telefone um pastel misto. A entrega foi feita e gostou. Noutro dia, pediu o sabor frango. Comeu e gostou. Decidiu experimentar outras variedades (carne, queijo, ovos mexidos) até que calabresa tornou-se seu pastel predileto e gozou de tanto se empanturrar. Não havia dia na semana que não comesse calabresa no pastel. A velha que nunca dormia, e vivia na casa ao lado, estranhou por que o furdunço de gatos no telhado havia aumentado tanto de umas semanas pra cá. De madrugada era uma barulheira horrorosa, que por vezes derrubava telhas, mas a velha (que era míope), só vultos indo e vindo conseguia enxergar.
..........Márcia preocupou-se com alguns arranhões pelo corpo do noivo, Foi uma quedinha de nada! Coisa à toa!, mas ela não tinha do que reclamar: trabalhador competente que era, Gabriel conseguiu aumento e, com as muitas comissões que por entrega fazia, logo pode comprar uma aliança de ouro e casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário