segunda-feira, 18 de maio de 2009

Já praticou gentileza hoje?

Estava relaxando ao ler a Marie Claire de janeiro quando me deparei com um artigo que pregava a prática da gentileza - não apenas quando necessária ou obrigatória, mas durante os 365 dias do ano. Pensei que não faria nada mal disponibilizar no blog, publicando os gestos gestis sugeridos pela matéria e com os quais concordo em gênero, número e grau [e que, por conta do cotidiano estressante das grandes cidades ou de problemas pessoais, todo mundo esquece de vez em quando].
Que o mundo possa ser cada dia mais um espaço de gentileza, e não de guerra e ódio, entre as pessoas.
Ao seguir sugestões como essas, mesmo ao incorporá-las aos poucos em nosso dia-a-dia, quem sabe conseguimos nos tornar agentes positivamente transformadores? Nesse caso, a “união faz a força” e TODA a diferença nos resultados a se alcançar. Vamos praticar! Com certeza um dia, vai acabar voltando pra você.
Acredite.

*Faça uma lista com as datas de aniversário de pessoas queridas e não deixe que passem em branco.
*Respire profundamente, leve o ar até o abdome e expire longamente todos os dias. Essa é uma gentileza com o corpo.
*Ajude um colega aterefado: uma coisinha à toa pode fazer diferença para quem anda sobre carregado.
*Dê passagem: na rua, no elevador, no banco, no trânsito. Sempre que puder, ceda sua vez.
*Não esqueça das palavras mágicas: bom dia [ou boa tarde, boa noite], por favor, com licença, obrigada. Inclua também o “posso”? Ou ainda: “que bom”!
*Surpreenda uma pessoa do seu convívio dando a ela algo que você adoraria receber. Pode ser um elogio, um abraço ou apenas ouvidos. E isso em um dia qualquer, sem motivo especial.
*Não tenha medo de ser piegas. Se a chance se apresentar, ajude uma pessoa idosa ou uma criança a atravessar a rua. Ou resgate um gatinho do telhado!
*Em casa, não dê uma de “rainha [ou rei] do controle remoto”. Use a justiça e alterne o poder. E, se ele estiver em suas mãos, consulte os outros antes de mudar de canal.
*Vai se atrasar para um encontro ou uma reunião? Ligue para avisar, justifique-se. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.
Retorne os telefonemas, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber – mesmo que não possa ir. É sinal de consideração e ajuda a manter o tom de cordialidade nas suas relações.
*Em uma situação em que várias pessoas estão debatendo ideias, escute primeiro e aguarde o seu momento de argumentar. É uma atitude sábia que valoriza a palavra do outro e também a sua.
*Sempre agradeça os favores que lhe fazem e as coisas bacanas que lhe oferecem. Reconhecer a cortesia alheia é um modo de ser gentil.
*Elogie [sem economia!] o bom desempenho de um colega ou de um funcionário.
*Vai receber amigos para jantar? Faça aquele prato que a turma adora. Eles têm uma criança pequena? Elabore um cardápio só para ela. A anfitriã especial é aquela que faz todo mundo se sentir especial.
*Foi você quem recebeu o convite? Descubra o que poderia deixar o dono da casa feliz e chegue com algum mimo – flores, vinho ou sobremesas.
*Valorize o aspecto feminino de sua mãe. Reconheça nela a mulher, com seus desejos, intuições… ou alguma outra fraqueza por rosas, cremes e perfumes.
*Se você tem filhos, valoriza as coisas boas que eles trouxeram para sua vida. Diga isso a eles, mesmo que ainda sejam pequenininhos.
*Cuide do jardim, coloque flores na casa. Agradeça a presença de uma árvore no seu caminho. *Invente o seu modo de reverenciar a Terra, a nossa grande mãe.
*Elogie seu amor. Seja namoro, casamento ou algo que você gostaria que ficasse mais sério.
*Faça valer a máxima “aceitar a diferença”. Pense em algo que não compartilha com quem te faz companhia e aceite que é uma escolha diferente da sua.
*Ofereça um presente que faça quem você ama feliz. Pense no prazer da outra pessoa e não no seu – mesmo que isso implique em fazer algum sacrifício.
*Está sem par? Reúna-se com amigos na mesma situação e divirtam-se! Façam um brinde aos homens, às mulheres e ao amor.
*Sorria sempre. É um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebida. Basta ser cordial. Não é o caso de demonstrar alegria ou afeto, se você não sente isso. A gentileza é uma delicadeza, nunca uma simulação.
*Viu alguém atrapalhado, carregando mil pacotes ou um objeto pesado? Dê uma mãozinha.
*Cultive apenas pensamentos positivos. Esvaziar-se das toxinas mentais alivia… E, se você estiver bem, a chance de ser atenciosa com os outros aumenta.
*Doe o seu tempo e faça companhia para quem está de luto ou sofrendo com solidão. A prensença de um amigo é tudo nessa hora.
*No Dia dos Pais, dê um presente ou um abraço no seu pai, avô, no pai dos seus filhos. Valorize a força do homem e da paternidade.
*Não julgue nada nem ninguém [vale pra você também]. Diante de uma situação desagradável, não acuse nem se mortifique. Apenas registre suas sensações. Esse exercício aumenta o grau de tolerância às imperfeições.
*Depois de meses de gentileza, se você começar a se sentir “superior” por ser uma pessoa tão legal, encare esse orgulho com humor – ótima hora para rir de si mesma e da sua empáfia!
*Chame um amigo para um cinema ou um café. Diga como é bom fazer esse programa juntos.
*Mesmo depois de um longo dia de trabalho, passe um tempo com seus familiares. Ouça suas histórias.
*Seja uma pessoa delicada com as suas necessidades e seus desejos: identifique-os e respeite-os.
*Mande um pedaço de bolo ou de pizza para o porteiro quando houver comemorações na sua casa.
*Faça um bem. Qualquer um.
*Tenha paciência com os chatos. Use o bom humor como antídoto e exercite a paciência.
*Expresse gratidão a quem lhe ensina – seja um professor ou um amigo. Dê flores, um abraço ou, se isso fizer sentido para você, ofereça uma oração.
*Conte aos filhos, ou crianças do seu convívio, algo que aprendeu com seus mestres inesquecíveis.
*Empreste o ótimo livro que você terminou de ler.
*Compartilhe os e-mails engraçados que recebe – mas não envie correntes. Até hoje ninguém morreu por ter encerrado umas dessas chateações.
*A vida seria mais difícil sem a ajuda de uma empregada ou babá? Agradeça sinceramente o apoio delas.
*Dê uma gorjeta generosa ao garçom.
*Pare o carro para deixar uma pessoa atravessar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestres.
*Avise quando a pessoa não percebeu alguma situação desagradável [sabe aquele verdinho no dente?].
*Procure o lado bom das situações e das pessoas. E fale a respeito. O papo vai ficar mais interessante.
*Convide o novo colega de trabalho para almoçar. Tire dúvidas, ajude-o a se familiarizar com o ambiente [mas, por favor, não faça fofocas maldosas].
*Ofereça um almoço gostoso para alguém que perdeu um parente ou amigo querido.
*Perdoe uma mágoa do passado. É muita gentileza dar uma segunda chance a alguém que pisou *na bola.
*Convide uma pessoa que esteja sozinha na noite de Natal para cear com sua família.
*Ligue para um parente ou amigo distante para desejar um feliz Ano-Novo.
*Surpreenda seu amor com um presente feito à mão [um quadro, o doce predileto, um CD onde você gravou as músicas que a pessoa adora].
*E pra terminar, especial para as mulheres: combine de comprar e trocar calcinhas brancas com as amigas de coração. Usem no primeiro dia de 2010.
É um talismã feminino de boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário