segunda-feira, 6 de abril de 2009

Amigo oculto


As pessoas se apegam das mais diferentes formas e pelas mais estranhas necessidades. Uns, por comodismo de ter sempre à mão alguém para compartilhar idéias, outros, por carências, e também há quem se apegue por afeição, empatia, diversão e uma extrema vontade de rir junto e ter afinidades de vários gêneros com uma pessoa agradável.
Algumas pessoas possuem um magnetismo inacreditável e passam boas sensações quando estão por perto, mesmo que o perto seja num recado, num telefonema, um simples olá ou num e-mail. Às vezes, conseguem exercer uma influência sobre o modo de viver de outras, aconselhando, dando apoio quando necessário, broncas ou carinho. O nosso comportamento é influenciado pelos outros muito mais do que se possa imaginar; e até por gente que você nem conhece. Nem sempre, essa felicidade, os traquejos, o humor, e o estado de espírito moram ao lado. Às vezes, nos identificamos com uma história de um filme ou com um livro e vivenciamos de imediato com o autor esse “gostar” como se já conhecesse seu jeito de ser e agir, sem muitas vezes nos darmos conta que pode ser apenas ficção.
Mas, nem todos agem da mesma forma. O quão suscetível você é depende da natureza de relação que você mantém com determinada pessoa. Desde pequenos, prestamos atenção aos que estão à nossa volta e passamos a copiá-los, com gestos, expressões faciais, postura, linguagem para que deste modo sejamos aceitos e desejados nesse mesmo meio. Essa difusão de comportamentos vem sendo estudada e acredita-se que semear certas idéias de comportamento, pode trazeralgumas vezes benefícios e outras, malefícios também, pois as redes de comunicação disseminam isso de forma assustadoramente rápida. Enfim, deixar-se levar em algumas ocasiões eu diria que pode ser vital, como no caso dos ex-fumantes que procuraram ajuda em grupos de apoios onde palestras e experiências de desconhecidos torna-se a ajuda para se manter na firmeza de propósito de não voltar atrás na decisão tomada de parar de fumar. Então, faça sua parte de maneira positiva para que possa contar belas história de como você ajudou alguém sendo um amigo oculto.


Vylna Cassoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário