quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Circo legal não tem animal


No dia 24/06/08 , foi sancionado o projeto que proíbe a utilização de animais nos circos do Rio Grande do Sul. Em Rio Grande, já havia sido criada a Lei Municipal de número 5.970 de agosto de 2005 proibindo a utilização de animais em espetáculos circenses. A Lei Estadual (nº 12.994/2008) reforça a luta de inúmeras organizações não-governamentais (ONGs) que protestam contra os maus-tratos em animais de qualquer espécie.
O projeto é de autoria do deputado Miki Breier (PSB). Segundo ele, as diversas manifestações de apoio de entidades de proteção animal colaboraram para a aprovação do projeto. O descumprimento da lei acarretará a imediata interdição do estabelecimento e a apreensão dos animais. Eles deverão ser albergados em instituições designadas por órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente para serem avaliados por veterinários e enviados para um local adequado.
“A medida busca evitar casos de maus-tratos e abandono contra os animais”, destacou o parlamentar enfatizando que “com a lei em vigor os artistas circenses ganharão mais valor nas exibições”. Citou como exemplo o Circo de Soleil, pioneiro pela não-utilização de animais e com excelentes apresentações e valorização dos artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário