segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

As três lágrimas

Si eu pudesse me esquecê
Aquela noite de São João
Era bem bão, mas quá, não vê
Era a moça mais bonita
Com seu vestido de chita
Todo enfeitado de fita,
Dessa noite do sertão.
No vortá do sapateado
Foi que nóis se conhecemo,
Nossos óios se gostarum
E nóis tambem se gostemo.
No geme da viola,
Essa dô que nos consola,
Eu lhe fiz a declaração,
E como quem pede esmola,
Os meus óios mendigavam
Uns oiá dos óios seus;
Quando a esmola chegou
Ché, meu Deus; eu não sei o que senti,
Não sei memo, pra que menti,
Eu não sei o que era aquilo
Senti um nó nos gargomilo,
Uma vontade de chorá
Eu inda quiz segurá,
Mas quá;tudo cansa,
Os meus óios se orvaiou,
E uma lágrima rolou
Purquê eu tinha esperança.
***********************************************************************
Um ano mais se passou
Quando foi no outro S. João
Era a noiva mais bunita,
Com seu vestido de chita,
Todo enfeitado de fita,
Que pisou na povoação.
Quando saímo da Egreja,
Da nossa filicidade.
Eu tava tão satisfeito, tão satisfeito
Parecia que o meu peito,
Queria arrebentá…
Eu, até nem sei expricá,
Eu não sei como foi aquilo,
Senti um nó nos gargomilo,
Uma vontade de chorá,
Eu ainda quiz segura,
Mas quá, quem diz,
Os meus óio se orvaiou
E uma lágrima rolou
Prá morde eu sê tão feliz.
**********************************************************************
Quando foi no outro S. João,
Quatro vela ainda acesa
Lá na mesa,
Alumiava o seu caixão.
Ainda tava mais bunita
Com seu vestido de chita,
Todo enfeitado de fita
E um ramo de frô na mão.
Meus óios tavam seco,
Qui nem roça de coivara
Na hora dela parti,
Eu não queria qu´ela fosse ansim
Sem se dispidí de mim.
Garrei na cabeça d´ela,
E como um louco beijei,
Beijei a sua face amarela.
Quando larguei, ché meu Deus,
As minhas lágrima se mudou prá os óios seus.
Quando ela partiu,
Eu já não sabia chorá,
O resto das minhas lágrima
Eu dei pr´éla levá.
E agora às veis, de tardinha
Eu garrode cismá, de cismá,
De repente, sem querê,
Não sei pruquê,
Mi dá uma vontade de chorá,
Mais quá, quem ha de,
Os meus óios se secô na dô desta sôdade!

De Campos Negreiros.

PS: a saudade é absurda e se eu puder ficar em silêncio por um minuto , posso escutar a voz de meu avô declamando ela como sempre fazia a cada reunião em família.Sds, sds e sds vô Geraldo.Descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário